SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DOS
POLIMEROS HIDROSILO



A reciclagem resíduos têxteis e roupas é uma atividade potencialmente benéfica do ponto de vista ambiental, social e econômico, em vez de aterrar ou serem queimada para a produção de energia. À medida que as cidades desviam cada vez mais outros fluxos de resíduos de alto volume, como orgânicos, a reciclagem de têxteis tem sido chamada de próxima fronteira para os países que buscam reduzir o desperdício e a poluição ambiental. Grande parte das roupas podem ser recicladas e vendidas como produtos de segunda mão, mas em determinado momento estas acabam se tornando lixo, indo para os aterros, poluindo o solo, rios e mares. O impacto ambiental nestas circunstâncias é alto. As fibras têxteis devido as suas características individuais e pela indústria da moda utilizar quase sempre misturas nos fios, torna a reciclagem muito difícil de ser realizada.

As fibras acrílicas são fibras têxteis sintéticas e foram produzidas a partir do anos 1950, principalmente para substituição da lã. Atualmente a sua produção é de aproximadamente 2 milhões de toneladas por ano, sendo a terceira mais produzida no mundo, depois do poliéster, a primeira, e do nylon.

A fibra de poliéster já é a mais utilizada no mundo, superando inclusive a fibra de algodão. Mesmo a fibra de algodão que é natural, tem impacto ambiental elevado, devido ao grande consumo de água no plantio, uso de defensivos agrícolas e produção de efluentes líquidos gerados no processamento dos fios, principalmente na etapa de tingimento.

Portanto a tecnologia que o Instituto Granado esta desenvolvendo de utilização de resíduos têxteis para a produção do polímero HIDROSILO, que é um pequeno passo, promove a sustentabilidade ambiental da utilização de fibras acrílicas pela industria da moda.

Telefones: +55 12 3955-4641 - E-mail: hidrosilo@hidrosilo.com
Rod. Geraldo Scavone, 2080 - Unid. 38 - Condomínio Empresarial Indusvale - Jacareí - SP - Brasil - CEP 12305-490

Copyright 2020 © Instituto Granado de Tecnologia da Poliacrilonitrila Ltda. Todos os direitos reservados.

D4W